Mestrado Profissional | ICTB - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos
Início do conteúdo

Mestrado Profissional

Mestrado profissional em ciência em animais de laboratório

O mestrado profissional em ciência em animais de laboratório (MPCAL) do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz) é o primeiro curso stricto sensu específico sobre este campo do conhecimento no Brasil. Foi aprovado pela Capes em dezembro de 2014, com conceito 3. O programa visa contribuir para a formação de recursos humanos na área e almeja, ainda, sistematizar os conhecimentos formulados ao longo das décadas na unidade, valorizando o trabalho inovador de técnicos, veterinários, biólogos e zootecnistas que atuam nos biotérios e em pesquisa. Os conhecimentos serão compartilhados como uma verdadeira organização de aprendizagem, comprometida com a boa formação de profissionais para atuarem, com ética e zelo, tendo em vista o crescimento da ciência em animais de laboratório em todo o país.  
 

Objetivo
O Mestrado Profissional em Ciência de Animais de Laboratório visa à formação de profissionais qualificados para desenvolver atividades na área de animais de laboratório, que contribuam para o aprimoramento do manejo e qualidade destes modelos, priorizando o bem-estar animal, dentro de um programa de desenvolvimento científico e inovação tecnológica permitindo também o desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de animais. Igualmente, capacitar gestores voltados para a os processos de criação de animais de laboratório, controle e garantia da qualidade e a implantação de processos de melhoria contínua. A formação é direcionada para que o mestrando adquira conhecimentos de diversos campos da ciência em animais de laboratório e tenha uma visão multidisciplinar.

Linhas de Pesquisa
- Ciência em Animais de Laboratório 
- Gestão de Biotérios 

Regime Didático
Para fazer jus ao título de Mestre em Ciência em Animais de Laboratório pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência de Animais de Laboratório do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos, o aluno deverá:
•    dedicar estudo em tempo de, no mínimo, vinte (20) horas semanais, durante toda a sua duração.
•    cumprir os créditos previstos no Regimento do Mestrado Profissional em Ciência em Animais de Laboratório, envolvendo disciplinas obrigatórias e eletivas;
•    ter um mínimo de setenta e cinco por cento (75%) de frequência nas disciplinas ministradas no curso.
•    apresentar um projeto de dissertação acompanhado pelo aceite do professor que irá orientá-lo até o final do curso;
•    ter sua dissertação aprovada em defesa pública.

Titulação: Mestre em Ciências em Animais de Laboratório

Público-alvo: portadores de diploma de curso superior, devidamente registrado no Ministério da Educação.

[+] Saiba mais sobre o processo seletivo MPCAL 2018

Imprimir   |      |   Voltar ao topo   |   Voltar