Atuação | ICTB - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos

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Centro de criação de animais de laboratório

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Atuação

A equipe da ATGQT elaborou recentemente um novo Manual agregando as contribuições da Coordenação da Qualidade da Fiocruz. Foi idealizado dentro de uma política de inovação um manual em formato de revista, que será distribuído a todos os colaboradores do ICTB permitindo que conheçam a unidade, seus objetivos e políticas. Também será reelaborado o Manual de Biossegurança, em conformidade com o representante da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio).

Alguns procedimentos são basilares no processo de organização do Sistema de Gestão da Qualidade. Frente a isso, a ATGQT está elaborando e aprovando os procedimentos de acordo com a exigência das Normas Técnicas para dar inicio à implantação do Sistema de Gestão da Qualidade. Foi iniciado o processo de treinamento dos principais Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) das áreas do ICTB, tendo em vista uma tomada de conhecimento do novo modelo de gestão da qualidade e capacitação para o processo de organização, padronização e controle dos procedimentos documentados.

Inicialmente, duas áreas finalisticas ingressaram neste processo: o Serviço de Hemocomponentes e Derivados Animais (SHDA) e o Serviço de Controle de Qualidade Animal (SCQA). Com o surgimento do projeto de certificação na norma ISO 9001:2008, o Serviço de Criação de Roedores e Lagomorfos foi incorporado ao trabalho, já tendo iniciado o mapeamento de seus processos.

A ATGQT vem investindo em capacitação de seus profissionais por meio de cursos, palestras, seminários e principalmente benchmarking com outras unidades. Uma vez com a qualificação inicial, a equipe partiu para implantação do sistema.Também realizou todo o mapeamento dos Macroprocessos das áreas finalísticas do ICTB, o que se deu por meio de entrevistas com as áreas e posteriormente, pela inserção dos dados obtidos em um sistema de mapeamento de processos denominado BizAgi.

Foi realizado o mapeamento dos processos da área de gestão do serviço da Primatologia com um total de 15 processos administrativos, já sendo evidenciadas a implantação de melhorias. No SCRL, foram 9 processos administrativos, com aplicação de propostas de melhoramentos. Há um cronograma já definido para realização do mapeamento dos processos administrativos das demais áreas.

Outra iniciativa foi o início da adequação do Sistema de Gestão da Qualidade, para certificação dos processos de trabalho com o apoio da Coordenação da Qualidade/Vice Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional.

 

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