Bióloga do zoológico de Belo Horizonte palestra sobre bem-estar animal em curso do ICTB | ICTB - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos

Cecal

Centro de criação de animais de laboratório

Início do conteúdo
19/08/2019

Bióloga do zoológico de Belo Horizonte palestra sobre bem-estar animal em curso do ICTB


Cynthia Cipreste: "Animais saudáveis exibem comportamento natural da espécie". (Foto: Gian Cornachini)

Por Gian Cornachini

O ICTB deu início, em 12/8, ao curso de primatas não humanos em ciência, que está acontecendo de segunda a sexta-feira, durante a tarde, até o fim do mês de agosto. Para abrir as atividades da formação, o instituto trouxe ao auditório do Museu da Vida, no campus da Fiocruz em Manguinhos, Rio de Janeiro, a bióloga Cynthia Fernandes Cipreste, especialista em enriquecimento ambiental e condicionamento animal na Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), da prefeitura de Belo Horizonte (MG). A profissional ministrou palestra sobre bem-estar animal e compartilhou experiências adquiridas ao longo de anos no zoológico.

Cynthia destacou o papel dos zoológicos, que têm o intuito de educar a população, realizar pesquisas a partir do contato diário com os seres e atuar na conservação de espécies. "Animais saudáveis exibem comportamento natural da espécie e fornecem informações valiosas sobre como esses indivíduos vivem e se comportam na natureza. Vários estudos feitos com animais em zoológicos beneficiam os animais em vida livre e também os animais em cativeiro", observou a bióloga.

No entanto, para que os animais possam se comportar o mais próximo possível daqueles de vida livre, é preciso cuidar de seu bem-estar, peça fundamental para atender às suas necessidades e garantir sua saúde. "É preciso se atentar às necessidades fisiológicas do animal, como alimentação, abrigo; os cuidados veterinários e as necessidades sociais da espécie. Se eles tiverem isso tudo atendido, eles terão oportunidade de interagir naturalmente em seu recinto", afirmou.

Uma das medidas para contribuir com o bem-estar estar das espécies, segundo Cynthia, é investir em enriquecimento ambiental. A técnica consiste em incluir nos recintos instrumentos criativos que possibilitem os animais interagirem com os objetos e entre si, ativando capacidades sensoriais, motoras e sociais. Diversos materiais podem ser adaptados para trabalhar o enriquecimento ambiental, como pneus, que servem de balanço, e tubos de PVC, que são transformados em escadas.

Imprimir   |      |   Voltar ao topo   |   Voltar