Câmara de Niterói homenageia primatologista do ICTB | ICTB - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos

Cecal

Centro de criação de animais de laboratório

Início do conteúdo
21/11/2018

Câmara de Niterói homenageia primatologista do ICTB


Vereador João Gustavo (PHS) entrega moção à médica veterinária Márcia Andrade. (Foto: Gian Cornachini)

Por Gian Cornachini

A médica veterinária Márcia Andrade, primatologista coordenadora da Coordenação de Pesquisa e Experimentação Animal (CPEA/ICTB), recebeu uma moção honrosa da Câmara Municipal da Niterói, na terça-feira, 13/11. Entregue pelo vereador João Gustavo (PHS), a honraria, que tem o intuito de valorizar cidadãos notáveis, destaca "a brilhante atuação de sua vida profissional, onde exerce com excelência a medicina veterinária".

"A pesquisa que ela faz, assim como a Fiocruz, não é uma pesquisa para Niterói ou Rio de Janeiro. É para o Brasil e para o mundo. A tendência do homem é passar dos 100 anos, e são esses pesquisadores que vão nos dar a garantia de saúde, de crescimento", ressaltou o vereador João Gustavo.

Márcia é graduada em medicina veterinária pela Universidade Federal Fluminense, mestre e doutora em biologia parasitária pela Fiocruz, com extensão universitária na University of California at Davis (doutorado-sanduíche), e pós-doutora em ciências da saúde pelo Texas Biomedical Research Institute. Atua como tecnologista em saúde pública na Fiocruz, com ênfase em manejo de primatas não humanos destinados à pesquisa biomédica. Em 2011, foi finalista do prêmio Jabuti com o livro Biologia, manejo e medicina de primatas não humanos na pesquisa biomédica (Editora Fiocruz).

Em sua fala de agradecimento, Márcia valorizou a iniciativa da Câmara e destacou a relevância do trabalho da Fiocruz: "É muito grafiticamente receber uma homenagem em minha cidade natal, onde fui nascida e criada. E isso só nos enaltece e nos fortalece a desenvolver nosso trabalho com mais estímulo. Não podia deixar de mencionar a Fiocruz, instituição onde contribuo há 22 anos no campo da pesquisa e educação, na formação de pessoas que atuam na ciência, tecnologia e inovação, produzindo vacinas, biofármacos, diagnósticos e medicamentos em prol de toda a população brasileira".

Imprimir   |      |   Voltar ao topo   |   Voltar