Do Peru para o ICTB: médica veterinária faz visita técnica à unidade | ICTB - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos

Cecal

Centro de criação de animais de laboratório

Início do conteúdo
30/10/2018

Do Peru para o ICTB: médica veterinária faz visita técnica à unidade

Durante três semanas, a peruana Evelyn Narrea, do Centro Nacional de Produtos Biológicos, acompanhou de perto as atividades do SCQA, além de participar de curso da unidade. (Foto: Gian Cornachini)
Durante três semanas, a peruana Evelyn Narrea, do Centro Nacional de Produtos Biológicos, acompanhou de perto as atividades do SCQA, além de participar de curso da unidade. (Foto: Gian Cornachini)

Por Gian Cornachini

O Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz) recebeu, entre 8 a 26/10, a visita técnica da médica veterinária peruana Evelyn Narrea, coordenadora do laboratório de patologia clínica veterinária, no Centro Nacional de Produtos Biológicos — órgão ligado ao Instituto Nacional de Saúde do Peru. Durante o período, a visitante acompanhou principalmente as atividades do Serviço de Controle da Qualidade Animal (SCQA/ICTB), com foco no monitoramento sanitário de biomodelos. Evelyn visitou, ainda, as instalações do Serviço de Hemocomponentes e Derivados Animais (SHDA/ICTB), Serviço de Biotecnologia e Desenvolvimento Animal (SBDA/ICTB) e Serviço de Criação de Roedores e Lagomorfos (SCRL/ICTB), além de participar de algumas aulas do curso de comportamento, nutrição e bem-estar de animais de laboratório oferecido pela unidade.

"Estava buscando lugares na América do Sul que realizam atividades parecidas com as quais eu faço em meu país, e sempre escutei que a Fiocruz é uma instituição que realiza muitas pesquisas", conta a médica veterinária. "Vi que aqui o trabalho segue toda uma sequência, com cada pessoa responsável por uma área, e sempre seguindo as normas da Felasa, o que a gente ainda não faz", aponta Evelyn, destacando a receptividade calorosa que teve: "Foi uma experiência adorável, todos muito amáveis e me tratando com muito carinho".

De acordo com Etinete Gonçalves, coordenadora de ensino do ICTB, visitas técnicas como essas são uma oportunidade para profissionais da área da saúde conhecer as atividades realizadas na unidade e aprofundar conhecimentos: "Os visitantes vivenciam um pouco do que é feito na Fiocruz e compreendem as rotinas de trabalho com biomodelos e seu papel para a saúde humana e animal, guardando-se os princípios éticos e a legislação que nos rege", ressalta ela.

Para a realização de visitas no ICTB, há um criterioso processo seletivo, por meio do qual são sondadas as intenções do solicitante, seus vínculos profissionais e acadêmicos, e as atividades que pretende realizar, com a aprovação da direção da unidade, do líder do serviço que receberá o visitante e intermediação da coordenação de ensino. Os interessados em agendar uma visita técnica à unidade devem entrar em contato pelo e-mail ensino.ictb@fiocruz.br.

Imprimir   |      |   Voltar ao topo   |   Voltar