Hackovid19: Colaboradores do ICTB propõem chatbot em competição tecnológica voltada para o coronavírus | ICTB - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos

Cecal

Centro de criação de animais de laboratório

Início do conteúdo
20/05/2020

Hackovid19: Colaboradores do ICTB propõem chatbot em competição tecnológica voltada para o coronavírus

Por Gian Cornachini

Colaboradores do ICTB participaram, entre os dias 15 e 17/05, do Hackovid19, competição online voltada para a criação de novas tecnologias que ajudem a enfrentar os desafios da Covid-19. Com o Dra June, o time formado pelo analista de gestão em TI Igor Machado, a pesquisadora Klena Sarges, a analista de gestão em saúde pública Renata Frota e o analista de TI Fábio Daudt (COC/Fioruz) apresentaram um chatbot para WhatsApp focado no atendimento primário em Covid-19 e sinalização de novos focos da doença às lideranças comunitárias e órgãos de vigilância em saúde. O projeto está em fase de avaliação e, se for um dos três premiadas, poderá ser financiado por investidores e patrocinadores para que chegue ao grande público.


Vídeo de divulgação do Dra June. (Imagem: Reprodução / YouTube)

Dra June

A virologista escocesa June Dalziel Almeida (1930-2007) foi a cientista que identificou o primeiro coronavírus humano (B814), em 1964. Como forma de homenagem, a equipe batizou o chatbot de Dra June, uma ferramenta de comunicação via chat no WhatsApp que permite ao usuário com sintomas de Covid-19 interagir com uma espécie de inteligência artificial, respondendo perguntas e fornecendo informações para auxiliar em um atendimento primário, evitando, assim, a superlotação de hospitais. Dra June dá orientações de cuidados básicos domiciliares para casos que considere leves e indica o posto de saúde ou rede hospitalar de referência mais próxima aos casos que considere necessidade de atendimento médico imediato. A partir de dados coletados da geolocalização, ela ainda sinaliza as lideranças comunitárias e órgãos de saúde pública sobre novos focos da doença, possibilitando tomada de decisões e ações preventivas em tempo hábil, antes que ocorra um número maior de pessoas suspeitas na região.

“A pandemia do novo coronavírus tem causado graves problemas na infraestrutura de atendimento em saúde do país, especialmente para a população mais vulnerável. Quem mora nas comunidades se sente frustrado e excluído porque não tem acesso a um atendimento imediato quando procuram. Somado a isso, acompanhar casos suspeitos têm sido difícil para os órgãos de vigilância e lideranças comunitárias. Pensando em contribuir com uma solução para esse problema, nós criamos a Dra June”, explica a pesquisadora Klena, no vídeo de divulgação do chatbot (https://youtu.be/T1HlFxyRiAM).

Não é a primeira vez que a equipe participa de competições na área de tecnologia voltada para a saúde. Em novembro de 2019, Igor e Klena representaram a Fiocruz no Web Summit 2019, em Lisboa, Portugal. Na ocasião, Igor apresentou uma proposta de uma rede social corporativa. Já Klena apresentou o projeto de um simulador de técnica cirúrgica em neurociência visando substituir o uso de animais em treinamentos.

Imprimir   |      |   Voltar ao topo   |   Voltar