ICTB importa animais para pesquisas da Covid-19 | ICTB - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos

Cecal

Centro de criação de animais de laboratório

Início do conteúdo
22/12/2021

ICTB importa animais para pesquisas da Covid-19

O Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz), por meio do Serviço de Criação de Roedores e Lagomorfos (SCRL), concluiu a importação de 22 linhagens de camundongos. Dentre elas, está a k18-hACE2, linhagem mais utilizada nos estudos da Covid-19. Além de atender à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), animais da linhagem também foram fornecidos ao Instituto Nacional do Câncer (Inca), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade de São Paulo (USP), colaborando para o enfrentamento da pandemia. 
 
Os roedores vieram dos Estados Unidos para atender a demanda de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por animais de qualidade reconhecida internacionalmente para diversos estudos. A chegada das novas linhagens permitiu a renovação das colônias do ICTB, conferindo mais qualidade genética e sanitária aos animais fornecidos à Fundação, possibilitando a retomada da produção de camundongos de linhagens livres de patógenos específicos (Specific Pathogen Free - SPF, na sigla em inglês). Isto significa oferecer à comunidade científica biomodelos sem contaminação por micro-organismos não desejados, garantindo resultados mais precisos nas pesquisas.  
 
Assim, a renovação das colônias por meio da importação das linhagens, auxiliará na reprodutibilidade dos trabalhos realizados pelos pesquisadores da Fiocruz, conforme explica a chefe do SCRL, Isabel Freire. “A reprodutibilidade é um princípio importante do método científico. Isso significa que um resultado obtido por um experimento ou estudo observacional deve ser alcançado novamente com alto grau de concordância quando o estudo é replicado com a mesma metodologia por diferentes pesquisadores. Somente depois de uma ou várias dessas replicações bem-sucedidas, o resultado deve ser reconhecido como conhecimento científico. O uso de animais de alta qualidade colabora muito para o alcance da reprodutibilidade das pesquisas científicas”, esclarece Isabel. 

Imprimir   |      |   Voltar ao topo   |   Voltar