Nova direção ICTB 2021/2025 | ICTB - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos

Cecal

Centro de criação de animais de laboratório

Início do conteúdo
22/07/2021

Nova direção ICTB 2021/2025

O novo diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos, Christoph Milewski, eleito com 95,6% dos votos válidos, assume a gestão da unidade para o mandato 2021/2025.

À frente da vice-diretoria de biomodelos, assume Luiz Cesar Cavalcanti, ex-coordenador do Centro de Experimentação Animal, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A vice-diretoria de ensino, pesquisa e inovação está sob o comando de Carlos Eduardo Rocha, ex-coordenador de cooperação internacional, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). E a vice-diretoria de gestão e desenvolvimento institucional é comandada por Leandro Mussauer, que atuava como administrador da unidade, na gestão anterior. Carla Campos, ex-diretora do ICTB, atua como chefe de gabinete.

A nova administração tem como missão reforçar o compromisso do instituto com os avanços no campo da ciência de animais de laboratório e saúde única, priorizando a inovação nesses setores, especialmente em pesquisas e práticas que levem à substituição do uso de animais para fins científicos por métodos alternativos.

“Nosso objetivo é dar prosseguimento e ampliar as iniciativas de recuperação e de desenvolvimento do ICTB, visando a modernização da unidade. O foco da gestão é a melhoria contínua da qualidade dos serviços e dos biomodelos, tendo como referência o atendimento ao princípio dos 3Rs e a consolidação do instituto como unidade técnico-científica. Assim, pretendemos atender cada vez melhor o nosso papel institucional de ator fundamental na cadeia de pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde, em benefício da saúde da população brasileira”, explica Christoph.

Quem é quem

Christoph Milewski
Servidor da Fiocruz há 11 anos, entre 2011 e 2017 atuou junto à coordenação tecnológica da Fiocruz (Gestec). Christoph é advogado (Universidade Federal do Rio de Janeiro), biólogo (Faculdade Batista de Minas Gerais), especialista em direito público (Universidade Católica de Petrópolis), em gestão de organizações de ciência e tecnologia em saúde (ENSP/Fiocruz) e em imunologia clínica (Unyleya), mestre em direito (Universidade Federal Fluminense) e doutorando em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica (Farmanguinhos/Fiocruz). Antes ocupava o cargo de vice-diretor de gestão e desenvolvimento institucional do ICTB.

Carlos Eduardo Rocha
Com 15 anos de Fiocruz, é administrador (Centro Universitário da Cidade), especialista em gestão de recursos humanos (Universidade Cândido Mendes), mestre e doutor em Ciências (Engenharia Biomédica) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com pós-doutorado em gestão da inovação (Universidade de Aveiro). Carlos Eduardo participou do projeto de criação e instalação do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná). 

Leandro Mussauer
Administrador (Unigranrio), especialista em recursos humanos (Universidade Cândido Mendes) e mestrando em Políticas e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (ENSP/Fiocruz). Há 13 anos na Fiocruz, já participou de importantes iniciativas no campo da gestão como de pessoas, como o gerenciamento do Serviço de Carreiras da Fiocruz e a coordenação de planos estratégicos para a gestão, como por exemplo o projeto de mobilidade interna da fundação e o de alternativas para o recebimento do adicional de titulação.

Luiz Cesar Cavalcanti
Graduado e mestre em medicina veterinária (Universidade Federal Fluminense), MBA em gestão ambiental (Fundação de Apoio ao Cefet). Com 14 anos de Fiocruz, atuou como coordenador do Centro de Experimentação Animal e como responsável técnico pelo biotério do Pavilhão Helio e Peggy Pereira, ambos ligados ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). 

Carla Campos
Servidora da Fiocruz há 15 anos, Carla é veterinária (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), mestre e doutora em cirurgia veterinária (Universidade Estadual Paulista) e participou do programa de aperfeiçoamento profissional na University of New South Wales (Sydney-Austrália). Foi diretora do ICTB, de 2013 a 2021, período em que o instituto ampliou sua atuação deixando de ser uma unidade técnica para se tornar uma unidade técnico-científica. Em sua gestão, várias ações foram desenvolvidas visando atender ao novo escopo do ICTB, como o a criação do primeiro mestrado profissional em ciência de animais de laboratório do Brasil, do curso de especialização em métodos alternativos e, ainda, a implementação do laboratório de inovação.
 

Imprimir   |      |   Voltar ao topo   |   Voltar