Sebrae seleciona projeto de software do ICTB em edital de apoio à inovação | ICTB - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos

Cecal

Centro de criação de animais de laboratório

Início do conteúdo
04/05/2021

Sebrae seleciona projeto de software do ICTB em edital de apoio à inovação


Projeto prevê a utilização de inteligência artificial para reduzir uso de animais nas fases iniciais de pesquisas científicas. (Arte: Gian Cornachini)

Por Gian Cornachini

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) selecionou o projeto PreClinical AI do ICTB como uma das pesquisas com potencial de inovação para o edital Catalisa ICT. Focado na redução de testes em animais, o PreClinical AI é um software que utiliza inteligência artificial no lugar de biomodelos para avaliar o potencial e interação de moléculas dentro dos processos iniciais de desenvolvimento de fármacos. O Sebrae está capacitando a equipe idealizadora do projeto para executá-lo e aplicando testes que poderão levá-lo à fase 2. Se seguir para esta etapa, o PreClinical AI poderá receber financiamento de até R$ 150 mil, além de possibilitar à equipe se aproximar de empresas para desenvolvê-lo em parceria.

Desenvolvimento de fármacos e novo uso de moléculas existentes

Para fabricar um medicamento ou saber se determinada molécula pode contribuir com outra finalidade à saúde humana, diversos animais são utilizados em experimentos que buscam compreender se essa molécula, substância ou medicamento são tóxicos ou nocivos à saúde desses animais (testes pré-clínicos). Se forem, o estudo retrocede e passa por adaptações para seguir em novos testes, ou também pode ser cancelado. Mas se não apresentar reações indesejadas e se mostrar eficaz, o estudo avança e os experimentos passam a acontecer em seres humanos (testes clínicos).

PreClinical AI ICTB: redução de animais e diminuição de custos

A equipe do Laboratório de Inovação do ICTB vem trabalhando na criação de um software que substitua o uso de animais nas primeiras etapas de estudos para novos fármacos. Batizado de PreClinical AI ICTB, a ferramenta de modelagem 3D e inteligência artificial executa cálculos computacionais a partir de informações já existentes em bancos de dados farmacológicos sobre a molécula estudada. A perspectiva é de que o software seja capaz de treinar seus algoritmos para aprender a reconhecer padrões que se buscam com a molécula. Caso o software preveja uma má interação daquela molécula, sinalizará à indústria farmacêutica para não seguir adiante nos processos, evitando experimentos com animais e gastos financeiros.

Reconhecido com grande potencial de inovação pelo Sebrae, o projeto está sendo criado em parceria com o laboratório farmacêutico Farmanguinhos/Fiocruz. “Estamos muito empolgados em desenvolver um projeto que ajudará na redução de animais na cadeia produtiva de fármacos e na melhoria dos processos de seu desenvolvimento para a rede pública”, conta a pesquisadora e integrante do Laboratório de Inovação do ICTB, Klena Sarges. “É um orgulho para o Lab. de Inovação poder desenvolver tecnologias tão inovadoras e de tendência mundial, atendendo à missão do ICTB e aos anseios e necessidades da sociedade”, ressalta.

Imprimir   |      |   Voltar ao topo   |   Voltar