Surgimento da vida é destaque na 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia | ICTB - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos

Cecal

Centro de criação de animais de laboratório

Início do conteúdo
01/11/2017

Surgimento da vida é destaque na 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Por Gian Cornachini e Mônica Mourão


A pesquisadora do ICTB/Fiocruz Tatiana Kugelmeier explica o processo de fecundação dos animais para estudantes na 14ª SNTC (Crédito: Gian Cornachini)

O Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz) participou, nos dias 26 e 27/10, das atividades promovidas pela Fiocruz na 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), no campus Manguinhos, no Rio de Janeiro. O evento, que é organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), nesta edição, teve como tema “A matemática está em tudo”. No estande da unidade, colaboradores apresentaram ao público conceitos matemáticos envolvidos nos processos de concepção e gestação de diferentes animais, por meio de atividades lúdicas e interativas. Os participantes também puderam conhecer a área de atuação do ICTB e a contribuição dos biomodelos para a descoberta e a produção de vacinas e medicamentos, sobretudo, no SUS. 


Crianças e jovens divertiram-se visualizando espermatozoides e embriões de animais (Crédito: Gian Cornachini)

Para compreender o processo de surgimento da vida, os participantes, em sua maioria estudantes do ensino fundamental, assistiram a explicações orais e em vídeos complementadas com atividades práticas. A partir da visualização microscópica de espermatozoides e embriões de animais, os jovens divertiram-se e puderam correlacionar conceitos e operações matemáticas básicas  com as ciências da vida. O exame de lâminas de diferentes estágios do desenvolvimento embrionário, por exemplo, serviu para ilustrar o processo de divisão celular, que acontece sempre em múltiplos de dois.

Surpresa com as descobertas realizadas no evento, a estudante Vanessa da Silva Queiroz, do 8º ano na Escola Municipal Nerval de Gouveia, em Ramos, revelou: “Eu não sabia que os animais também tinham espermatozoides”. Ela ressaltou, ainda, a pretensão em compartilhar os conhecimentos aprendidos na Fiocruz: “Vou falar pra minha mãe que ela deveria vir aqui também para conhecer mais todas essas coisas”.

A participação do ICTB na 14ª SNTC foi uma parceria entre o Grupo de Trabalho de Divulgação Científica (GT-DCAL) e o Serviço de Biotecnologia e Desenvolvimento Animal (SBDA). Veja as fotos do evento na fan page do ICTB, no Facebook.

Imprimir   |      |   Voltar ao topo   |   Voltar