Mestrado Profissional em Ciência em Animais de Laboratório obtém nota 4 na Capes | ICTB - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos

Cecal

Centro de criação de animais de laboratório

Início do conteúdo
03/11/2022

Mestrado Profissional em Ciência em Animais de Laboratório obtém nota 4 na Capes

O mestrado profissional em Ciência em Animais de Laboratório (MPCAL), do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz), obteve nota 4 na avaliação quadrienal (2017-2020) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O nível da classificação saiu de “regular” para "bom", o que significou melhora na qualidade dos recursos humanos e na produção de conhecimentos do programa. 

Para a coordenadora do MPCAL, Maria Inês Doria Rossi, à frente do curso há seis anos, desde sua criação, a mudança de patamar é resultado de um processo de muita dedicação. “É gratificante saber que o único mestrado profissional em ciência de animais de laboratório do Brasil teve um reconhecimento significativo em tão pouco tempo de formação. Esse processo começou lá atrás, quando deixamos de ser um setor de apoio para nos tornar uma unidade técnico-científica, que produz pesquisas que visam o bem-estar animal e a implementação de métodos alternativos ao uso de biomodelos”, explicou ela. Maria Inês, acrescentou que graças a esta conquista, o doutorado profissional é um sonho antigo que possivelmente se realizará nos próximos anos.  

Criado em 2016, o curso de pós-graduação stricto sensu tem como objetivo capacitar gestores e profissionais para promover o conhecimento sistemático em Ciência em Animais de Laboratório (CAL). Os estudos do mestrado são pautados em uma visão multidisciplinar e calcada no princípio dos 3Rs (sigla em inglês para redução, refinamento e substituição de animais de laboratório). O aprimoramento do manejo, bem-estar e qualidade animal, além de estimular a inovação tecnológica em biomodelos são resultados esperados com a ampliação dos conhecimentos da área

A avaliação da Capes, que abrangeu cerca de 4.500 programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Brasil, classifica os cursos com as notas de três (razoável) a 7 (excelente, no padrão internacional). No caso dos mestrados profissionais, como o MPCAL, a pontuação máxima é 5. Este é um resultado prévio, que ainda cabe recursos. O resultado final será divulgado em dezembro.

 

Imprimir   |      |   Voltar ao topo   |   Voltar