Professor da UFRJ aborda monkeypox em palestra promovida pelo ICTB | ICTB - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos

Cecal

Centro de criação de animais de laboratório

Início do conteúdo
15/06/2022

Professor da UFRJ aborda monkeypox em palestra promovida pelo ICTB

Ganhando destaque nos holofotes midiáticos, a monkeypox foi tema de palestra realizada pelo Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz) no último dia 14. Ministrado pelo biólogo e professor do departamento de genética da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), André Santos, o evento reuniu mais de 80 participantes e foi mediado pela chefe da Coordenação de Pesquisa e Experimentação Animal do ICTB/Fiocruz (CPEA), Márcia Andrade .  

O diretor do ICTB/Fiocruz, Christoph Milewski, abriu a palestra agradecendo a participação do biólogo convidado e destacou a importância das discussões sobre o tema no cenário atual. “Estamos observando o crescimento das zoonoses e o consequente aumento dos riscos de novas pandemias. Esses fatos mostram a necessidade do debate sobre como a ação humana está causando prejuízos não somente à saúde animal e ambiental, mas também a sua própria saúde. Por isso, precisamos estimular espaços de reflexão com uma abordagem multidisciplinar para que possamos enfrentar os desafios globais da saúde pública”, pontuou. 

Durante a apresentação, André traçou uma linha do tempo das variantes do vírus transmissor da varíola, com destaque para o mokneypox, e abordou como as atividades humanas têm sido determinantes para o surgimento e disseminação de novas doenças. “A resposta para o controle e erradicação de doenças está na história da humanidade. Temos que aprender com os erros do passado para corrigirmos as falhas observadas e nos prepararmos para os obstáculos do futuro”, concluiu. 

 

Imprimir   |      |   Voltar ao topo   |   Voltar