ICTB celebra Dia Mundial da Qualidade | ICTB - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos

Cecal

Centro de criação de animais de laboratório

Início do conteúdo
06/11/2017

ICTB celebra Dia Mundial da Qualidade


Equipe da Coordenação de Gestão de Qualidade (CGQ) é formada por Andrey Rocha, Ingrid Viana, Flávia Leitão (coordenadora) e Camila Nascimento. (Foto: Gian Cornachini)

O Dia Mundial da Qualidade será comemorado na quinta-feira, 9/11. Em 2017, o tema escolhido pelo Chartered Quality Institute (CQI), organização internacional que promove a prática na qualidade em todos os setores, é Celebrando a liderança diária. A ideia, neste ano, é valorizar o envolvimento cotidiano dos colaboradores na melhoria da qualidade. O ICTB celebra a data destacando a contribuição de todos para os resultados obtidos até o momento pelo programa Qualidade em movimento, iniciado em julho de 2016 pela Coordenação de Gestão de Qualidade (CGQ). 

De acordo com a coordenadora da CGQ, Flávia Leitão, o objetivo do programa é reestruturar o sistema de gestão da qualidade do Instituto. No primeiro ano, o trabalho voltou-se para identificar as deficiências e potencialidades das áreas técnicas a partir de um diagnóstico. Os principais processos foram mapeados e adequaram-se os respectivos procedimentos operacionais padrão (POPs). “Nós, da CGQ, realizamos imersões nos setores para conhecer mais de perto a realidade de cada área e estimular a participação dos colaboradores de diversos segmentos. Fizemos também auditorias educativas para preparar as equipes para avaliações internas e externas”, explica Flávia. O programa encontra-se, hoje, na fase dois, que estende as ações da fase anterior às áreas da gestão e contempla a realização de inspeções, o treinamento das áreas em normas técnicas e a aplicação de ferramentas de qualidade, como o Programa 5S.

Reposicionamento estratégico da qualidade


A Vice-diretoria de Controle de Qualidade e Laboratórios, Simone Ramos, explica as mudanças estratégicas em curso no ICTB na área de qualidade (Foto: Peter Ilicciev)

“O sistema da qualidade é um pilar fundamental para serem efetivadas as mudanças previstas no plano de transição da unidade. E para que esse sistema seja transversal e estratégico, a exemplo do que ocorre em outras unidades da Fundação, criamos, em junho deste ano, a Vice-diretoria de Qualidade e Laboratórios”, esclarece a vice-diretora da área Simone Ramos. 

Além das ações internas, o ICTB estabeleceu uma parceria com a Coordenação da Qualidade da Fiocruz (CQuali). A unidade auxiliou na elaboração de um questionário sobre a qualidade dos processos e produtos ligados à produção e experimentação animal. O objetivo é permitir a tomada de decisão com base em evidências, melhorando continuamente o sistema de gestão da qualidade da Fiocruz.

Imprimir   |      |   Voltar ao topo   |   Voltar