O Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz) é a unidade técnico-científica da Fiocruz responsável pelos estudos, desenvolvimento e produção em Ciência em Animais de Laboratório (CAL). Com os avanços no seu campo de atuação, uma das prioridades do ICTB é investir em pesquisas e práticas que levem à substituição do uso de animais para fins científicos por métodos alternativos.
A unidade, que é o maior biotério do Brasil, ocupa uma área de quase 26 mil m² no campus Manguinhos da Fiocruz, onde são abrigados camundongos, cobaias, coelhos e primatas não-humanos. Estes biomodelos são utilizados em unidades de pesquisa e fabris da Fundação, nas cinco regiões do Brasil e, ainda, por instituições congêneres em diferentes estados.
Nos últimos anos, a unidade também expandiu suas ações sobre saúde animal, passando a desempenhá-las dentro da estratégia de Saúde Única. Considerando a interdependência entre a saúde animal, humana e ambiental, realiza projetos de pesquisa e extensão com animais domésticos e silvestres.
O ICTB/Fiocruz ministra o único programa de pós-graduação stricto sensu na área de CAL, o Mestrado Profissional em Ciência em Animais de Laboratório, uma pós-graduação lato sensu em Métodos Alternativos e cursos livres em CAL e Saúde Única.
O instituto conta com uma equipe de profissionais que se dedicam a atividades diversas, como ensino, pesquisa, biotecnologia, inovação, controle de qualidade e criação de biomodelos, o que confere à unidade um papel estratégico na área do bioterismo nacional.