Marcelo Morales, do MCTIC, ministra aula magna de pós-graduação em métodos alternativos | ICTB - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos

Cecal

Centro de criação de animais de laboratório

Início do conteúdo
25/07/2019

Marcelo Morales, do MCTIC, ministra aula magna de pós-graduação em métodos alternativos

A primeira aula da especialização em métodos alternativos ao uso de animais de laboratório, do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz) receberá, como palestrante, o médico e professor Marcelo Morales, atual secretário de políticas para formação e ações estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A aula magna terá como tema a “Ética e legislação no uso de animais no ensino e na pesquisa no Brasil: 11 anos de Lei Arouca”. O evento, que é aberto ao público, acontece no dia 5/8, às 9h, no auditório do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), no campus da Fiocruz em Manguinhos, Rio de Janeiro. Não é necessário realizar inscrição.

Sobre o palestrante
Marcelo Morales é médico pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde é professor titular em biofísica e fisiologia. Foi secretário geral e presidente da Federação Latino Americana de Sociedades de Biofísica (LAFeBS), coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea/(MCTIC) e presidente da comissão de ética com animais da UFRJ (Ceua), entre outros cargos em diferentes órgãos voltados para a ciência. Atualmente, além do cargo no MCTIC, preside a União Internacional de Biofísica Pura e Aplicada (Iupab) é e membro titular da Academia Nacional de Medicina e da Academia Nacional de Farmácia.

Sobre a especialização
Esta é a primeira turma da pós-graduação lato sensu em Métodos Alternativos ao Uso de Animais de Laboratório, que tem como objetivo formar profissionais para atuar no desenvolvimento, divulgação e aplicação de procedimentos em pesquisa e ensino que substituam ou reduzam o uso de animais na ciência. Criado por uma parceria da Fiocruz e o Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos (BraCVAM), o curso, que é pioneiro no país, resultou do esforço empreendido pela Fundação nas últimas duas décadas para promover o uso de métodos alternativos ao uso de animais.

SERVIÇO
Evento: Aula inaugural da pós-graduação em métodos alternativos ao uso de animais de laboratório
Tema: “Ética e legislação no uso de animais no ensino e na pesquisa no Brasil: 11 anos de Lei Arouca”
Professor: Marcelo Morales
Data: 5/8
Horário: 9h
Local: Auditório do INCQS, campus Manguinhos, Rio de Janeiro.
 

Imprimir   |      |   Voltar ao topo   |   Voltar