Pesquisa | ICTB - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos

Cecal

Centro de criação de animais de laboratório

Início do conteúdo

Pesquisa

O Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz) tem importante papel nas atividades de pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma vez que fornece subsídios fundamentais para a realização e desenvolvimento de estudos científicos de diversas finalidades no campo da saúde. É responsável por criar, manter, produzir e fornecer animais de laboratório, hemocomponentes e derivados, em consonância com as normas nacionais e/ou internacionais de bem-estar animal, assim como, normas vigentes do sistema da qualidade.

Para isso, o ICTB incentiva o desenvolvimento de projetos de pesquisa que visem a aperfeiçoar a produção desses recursos. É uma forma de garantir qualidade e agilidade no fornecimento, estimular o atendimento às atuais demandas nacionais, desenvolver tecnologias de criação animal e aprimorar o controle da qualidade dos animais de laboratório. Objetiva-se, assim, não apenas atender as unidades da Fiocruz, mas também corresponder às exigências da política de capacitação tecnológica do país.

Além do estímulo à pesquisa em busca da melhoria da qualidade dos animais mantidos e criados no ICTB, a Coordenação de Pesquisa (CPq-ICTB) concentra em sua égide o conteúdo integral de toda a obra intelectual produzida pelo Instituto por meio do Núcleo de Acesso Aberto ao Conhecimento (NAAC). Esse trabalho faz parte da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento instituída pela Presidência da Fundação em 2014, com o intuito de promover, de forma organizada e reunida, a disseminação, acessibilidade e, consequentemente, visibilidade do conhecimento gerado na instituição.

A CPq-ICTB também oferece suporte aos integrantes da unidade para a captação de recursos junto aos órgãos de fomentos nacionais e internacionais e  representa o Instituto junto à Câmara Técnica de Pesquisa promovida pela Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, vislumbrando possibilidades de cooperação internacional e prospecção de parcerias, ampliando a participação efetiva da unidade em eventos científicos e tecnológicos dentro da sua área de atuação.

 

Imprimir   |      |   Voltar ao topo   |   Voltar