ICTB recebe visita de técnicos do Instituto Evandro Chagas, de Belém do Pará | ICTB - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos

Cecal

Centro de criação de animais de laboratório

Início do conteúdo
16/11/2023

ICTB recebe visita de técnicos do Instituto Evandro Chagas, de Belém do Pará

De 6 a 9/11, o ICTB abriu suas portas para receber quatro profissionais do biotério do Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão de pesquisa em saúde pública vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, localizado em Belém (PA). Atraído pelas experiências de sucesso da unidade, o grupo visitou a unidade com objetivo de acompanhar a rotina de trabalho das equipes e aplicar o aprendizado adquirido na reestruturação do biotério do IEC. Com foco multidisciplinar, a equipe do Pará era formada por técnicos das áreas de veterinária, administração, engenharia civil e arquitetura.

Durante a visita, os profissionais conheceram de perto as instalações do Serviço de Criação de Roedores e Lagomorfos (SCRL), do Serviço de Biotecnologia e Desenvolvimento Animal (SBDA) e do Serviço de Controle da Qualidade Animal (SCQA). No SCRL, onde o grupo fez uma imersão durante os quatro dias, metade dos técnicos visitou as áreas de suporte (higienização; administração; expedição animal e distribuição de materiais) e as colônias de camundongos SPF, de coelhos e cobaias. Já as profissionais de engenharia civil e arquitetura, conheceram as dependências do SCRL e a área de Infraestrutura.

No SBDA, os visitantes percorreram todos os setores do laboratório onde são realizadas as técnicas de criopreservação de gametas, cultivo e transferência de embriões de camundongo e produção de animais geneticamente modificados. No espaço, o foco da visita foi a observação e registro da infraestrutura do local, que conta com tecnologia de ponta para o manuseio de embriões, com protocolos de manipulação e criopreservação de embriões e gametas de camundongos definidos.

Completando a imersão, no SCQA o grupo visitou o espaço voltado à realização de exames laboratoriais para biomodelos experimentais, incluindo testes de monitoramento sanitário e genético de diferentes espécies de animais. Com uma ampla gama de serviços oferecidos à comunidade científica, no local os técnicos foram guiados por todas as áreas do laboratório, entre elas parasitologia, bacteriologia, imunologia e genética.

Para o futuro, com base nas experiências observadas no ICTB e busca das melhores práticas de gestão, o IEC planeja iniciar o processo de adequação do biotério atual e construção de um novo espaço para expansão de suas colônias. Atualmente, a instituição produz camundongos SPF, ratos e hamsters, além de coelhos e aves (gansos e perus), estes últimos utilizados para a produção de hemoderivados. Os animais são fornecidos para instituições de ensino do Pará, como a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Estadual do Pará (UEPA), e clientes internos do próprio instituto.

Imprimir   |      |   Voltar ao topo   |   Voltar