Presidente da SBCal participa de treinamento realizado pelo SBDA | ICTB - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos

Cecal

Centro de criação de animais de laboratório

Início do conteúdo
30/06/2023

Presidente da SBCal participa de treinamento realizado pelo SBDA

Em visita ao Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz), entre os dias 19 e 23/6, o presidente da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCal), Murilo Vieira, participou de treinamento ministrado pela equipe do Serviço de Biotecnologia e Desenvolvimento Animal (SBDA). Entre as técnicas desenvolvidas, estão coleta, cultivo, criopreservação e transferência de embriões, além de criopreservação de espermatozoides de diferentes linhagens de camundongos.

Após cinco dias de imersão nos laboratórios do SBDA, Murilo Vieira, que também coordena a Rede Mineira de Biotecnologia em Modelos Experimentais (RMBME) e o Laboratório de Biotecnologia em Modelos Experimentais (Labme), que é vinculado à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), reconheceu a contribuição do serviço do ICTB para a promoção de biotecnologias aplicadas à reprodução de biomodelos experimentais. Vieira destacou ainda que, apesar de todas as dificuldades para se conseguir investimento no país, a unidade possui uma infraestrutura capaz de proporcionar o desenvolvimento adequado que a ciência em animais de laboratório requer. 

“Foi uma semana de intenso aprendizado, que me deixou o seguinte recado: é possível, sim, fazer ciência com qualidade no Brasil. O SBDA é, sem dúvida, uma referência no assunto para mim. Enquanto presidente da SBCal, será satisfatório poder compartilhar o conhecimento adquirido com outras instituições que também pesquisam o tema pelo Brasil afora”, afirmou Vieira, ressaltando que, graças à parceria com a instituição, os laboratórios que coordena na UFU têm avançado em diferentes aspectos.

Atualmente, o SBDA conta com 28 linhagens de camundongos em seu banco de embriões, entre geneticamente modificados e isogênicos, ou seja, não-modificados. O local de armazenamento reúne cerca de 500 embriões criopreservados de cada linhagem, como 129 PAS, K18 ACE HEMI, AG129 e Ccr5. Já em seu banco de espermatozoides, que também se divide entre geneticamente modificados e isogênicos, o serviço possui 29 linhagens dos biomodelos.

Mudança de status sanitário

Planejando renovar sua colônia de fundação com animais no padrão desejável para pesquisas, o Serviço de Criação de Roedores e Lagomorfos (SCRL) solicitou recentemente ao SBDA a mudança de status sanitário da linhagem de camundongo 129 PAS. Após o pedido, foram entregues três fêmeas e cinco machos certificados geneticamente e livres de patógenos específicos (Specific Pathogen Free - SPF, na sigla em inglês). 

Para se chegar ao resultado almejado, os embriões precisaram ser descongelados, lavados e cultivados in vitro para verificar a taxa de desenvolvimento. Em seguida, os embriões que chegaram à fase de blastocisto foram transferidos para fêmeas receptoras SPF, que foram acompanhadas durante a gestação, parto e desmame dos filhotes.

Imprimir   |      |   Voltar ao topo   |   Voltar