Projeto do ICTB integra lista de soluções tecnológicas do Portfólio de Inovação da Fiocruz | ICTB - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos

Cecal

Centro de criação de animais de laboratório

Início do conteúdo
27/07/2023

Projeto do ICTB integra lista de soluções tecnológicas do Portfólio de Inovação da Fiocruz

Lançado no último dia 19, o Portfólio Integrado de Inovação da Fiocruz reúne as tecnologias desenvolvidas na Fundação com alto potencial inovador, que visam contribuir na geração de soluções para problemas de saúde pública. Integrando essa lista de soluções está o simulador de craniotomia em ratos, batizado de Animal Cranio Kit, produto fruto da dissertação da bióloga Valéria Marques para conclusão do Mestrado Profissional em Ciência em Animais de Laboratório do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz). O desenvolvimento da tecnologia contou com orientação da pesquisadora do Laboratório de Inovação do ICTB, Klena Sarges, e coorientação do coordenador do Centro de Experimentação Animal do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Carlos Alberto Müller. 

O Animal Cranio Kit é uma solução para substituir o uso de ratos em pesquisas de neurociência e aulas práticas da área biomédica, particularmente em capacitações de técnicas operatórias, como a craniotomia (técnica em que um retalho ósseo do crânio é temporariamente removido para dar acesso ao cérebro). Uma réplica do animal em impressão 3D com material fidedigno às estruturas cerebrais é usada para que jovens cientistas e profissionais possam treinar a craniotomia quantas vezes precisar, até que se sintam seguros para realizar o procedimento em animais, pois o kit contém cabeças removíveis que podem ser trocadas para novos treinamentos. 

Entre as vantagens da tecnologia, está a redução dos óbitos desnecessários de animais por imperícia, permitindo um treinamento de baixo custo. No mundo todo milhares de animais são utilizados em pesquisas científicas e a adoção da tecnologia poderia poupar muitas vidas, já que o simulador possui aplicação de patente nacional e em países da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. 

Com potencial também reconhecido pela comunidade científica internacional, o produto foi selecionado para apresentação no 12º Congresso Mundial de Métodos Alternativos (12th World Congress on Alternatives and Animal Use in the Life Sciences), em agosto, no Canadá.

Na fase atual, a validação com experts no procedimento em ratos já foi concluída. No momento, o grupo de inventores está em busca de parceria com empresas nacionais e internacionais com capacidade de produzirem o kit e refil de reposição, utilizando impressão 3D, e interessadas em licenciar a tecnologia para produção e comercialização. 

Sobre o Portfólio Integrado de Inovação da Fiocruz

Liderado pela Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec) da Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS/Fiocruz), o Portfólio Integrado de Inovação da Fundação vai dar visibilidade para as tecnologias desenvolvidas nas diferentes unidades da instituição e aumentar as chances de que elas cheguem à sociedade. O projeto apresenta, em um mesmo ambiente virtual, as iniciativas inovadoras da Fiocruz, de forma a atrair parcerias estratégicas com os setores público e privado. 

A iniciativa, feita em parceria com os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de várias unidades, organiza a forma como as tecnologias da Fiocruz são ofertadas, por meio da integração de processos e atividades necessárias para a transferência de tecnologia. 

A lista com as soluções tecnológicas da Fundação está disponível em https://portal.fiocruz.br/portfolio-de-inovacao.  
 

Imprimir   |      |   Voltar ao topo   |   Voltar