Hackovid19: Chatbot de colaboradores do ICTB vence em terceiro lugar competição tecnológica | ICTB - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos

Cecal

Centro de criação de animais de laboratório

Início do conteúdo
01/06/2020

Hackovid19: Chatbot de colaboradores do ICTB vence em terceiro lugar competição tecnológica

Por Gian Cornachini

O chatbot Dra June, elaborado por colaboradores do ICTB, conquistou o terceiro lugar no Hackovid19, competição online voltada para a criação de novas tecnologias que ajudem a enfrentar os desafios da Covid-19. Sendo um dos três projetos finalistas, a ferramenta focada no atendimento primário via WhatsApp para pessoas que suspeitam estar com coronavírus passará, agora, para a fase de desenvolvimento com o apoio da Fiocruz e de investidores. O desafio, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de maio, foi organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e pela Fiocruz, e contou com mais de 900 participantes.


Fábio Daudt (COC/Fiocruz), Igor Machado, Klena Sarges e Renata Frota formam a equipe multidisciplinar QuarenTeam; veja aqui o vídeo de divulgação do Dra June. (Imagem: Arquivo Pessoal / Klena Sarges)

“Sabia que o projeto estava bem feito, mas não esperava vencermos logo em nosso primeiro hackaton. Os diferentes conhecimentos de cada membro foram o nosso diferencial e conseguimos criar uma boa sintonia”, destacou a analista de gestão em saúde pública Renata Frota. Além dela, faz parte da equipe multidisciplinar — apelidada de “QuarenTeam” — o analista de gestão em TI Igor Machado, a pesquisadora Klena Sarges e o analista de TI Fábio Daudt (COC/Fioruz).

Dra June

O Dra June é uma ferramenta de comunicação via chat (chatbot) no WhatsApp que permite ao usuário com sintomas de Covid-19 interagir com uma espécie de inteligência artificial, respondendo perguntas e fornecendo informações para auxiliar em um atendimento primário, evitando, assim, a superlotação de hospitais. O nome do chatbot é uma homenagem à virologista escocesa June Dalziel Almeida (1930-2007), cientista que identificou o primeiro coronavírus humano (B814), em 1964.

“É um produto inovador baseado na tecnologia de chatbots cujos dados podem ser analisados em tempo real por demais sistemas de informação”, apontou Igor. A partir de dados coletados da geolocalização, Dra June promete sinalizar lideranças comunitárias e órgãos de saúde pública sobre novos focos da doença, possibilitando tomada de decisões e ações preventivas em tempo hábil, antes que ocorra um número maior de pessoas suspeitas na região.

Segundo Klena, vencer a competição confirmou a capacidade da equipe em propor colaborativamente ideias que contribuam para a sociedade: “O HackCovid19 foi um belo começo para o grupo apresentar uma amostra do que pode desenvolver. E, sem dúvida, a premiação foi um grande estímulo para tocarmos os outros projetos que temos em mente”. 

Imprimir   |      |   Voltar ao topo   |   Voltar