A Coordenação de Ensino (CE) do ICTB tem como propósito promover ações educacionais em Ciência em Animais de Laboratório (CAL), como cursos e projetos que oferecem embasamento teórico e prático acerca do desenvolvimento científico e tecnológico em seu campo.
A CE também se dedica à organização e realização de atividades de capacitação, para o desenvolvimento e o aprimoramento contínuo dos colaboradores da unidade, visando a melhoria do desempenho individual e institucional. Assim, anualmente são organizadas atividades internas, como cursos de curta duração, além de eventos de capacitação também abertos ao público externo interessado em CAL, tais como palestras, seminários e workshops.
A capacitação é um processo permanente e deliberado de aprendizagem, que utiliza ações de aperfeiçoamento e qualificação, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências profissionais e institucionais. Nessa perspectiva, buscamos incentivar a educação formal de nossos servidores, apontando caminhos para que possam prosseguir em seu processo educacional, trilhando a pós-graduação lato ou stricto sensu, como também atividades de extensão.
Atuamos em parceria com a Escola Politécnica Joaquim Venâncio e o Curso de Biotecnologia do Instituto Oswaldo Cruz, a fim de capacitar jovens do Ensino Médio da área de CAL. Além disso, orientamos Visitas Técnicas ao ICTB, para definição de programa de capacitação, diagnóstico e área de competência a ser trabalhada, promovendo a integração entre a Fiocruz e outras instituições brasileiras ou estrangeiras.
Nossa equipe de trabalho docente é altamente qualificada, composta de especialistas, mestres e doutores que trabalham no próprio ICTB, o que os qualifica a tratar, em suas aulas, do cotidiano das atividades de criação, pesquisa e bem-estar animal. Deste modo, fazem uma total interseção entre teoria e prática, colaborando na formação de centenas de profissionais que já atuam ou vão atuar em biotérios.
Recentemente, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), recomendou, com conceito 3, a criação do curso de Mestrado Profissional em Ciência em Animais de Laboratório do ICTB. Esse é o primeiro curso de mestrado específico sobre a área no Brasil.
O novo curso está alinhado às linhas de pesquisa em Pós-graduação da Fiocruz e ao compromisso institucional de difusão de conhecimento científico e tecnológico. Estamos em plena adequação da infraestrutura de ensino, a fim de atender às recomendações da Capes e para que progrida em sua avaliação. Para isso, a integração com a Coordenação de Pesquisa é fundamental, desdobrando-se na elaboração de novos conhecimentos.
Imprimir | | Voltar ao topo | Voltar