
Em cerimônia virtual, em 18/9, o laboratório de inovação do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz) recebeu o prêmio de melhor trabalho de divulgação científica na Expobiotérios Virtual 2021. Em sua segunda edição, o congresso reuniu pesquisadores da Inglaterra, Colômbia, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Portugal e Brasil, reconhecidos na área da ciência em animais de laboratório.
No trabalho vencedor, a equipe abordou os desafios na legislação para a regulamentação de novos medicamentos produzidos a partir de métodos in silico. A pesquisa foi feita a partir das bases de dados das agências reguladoras do Brasil, Estados Unidos, China, Malásia, Japão, Taiwan, Coréia do Sul e Europa.
A pesquisadora e integrante do laboratório, Klena Sarges, comemora mais uma conquista da equipe e reforça que o reconhecimento do trabalho desenvolvido é resultado de uma sólida rede de cooperação no instituto. “É muito bom ver os frutos plantados pelo laboratório de inovação sendo colhidos e compartilhar com todos os colegas que nos apoiam e que também trabalham incansavelmente pela ciência em animais de laboratório e pelo bem-estar dos animais. Que venham mais frutos para todos nós”, celebra Klena.
Em julho, o laboratório foi ganhador da categoria “Equipe destaque em ciência e tecnologia” do prêmio Labutantes 2021. O laboratório atua na integração de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) de todas as áreas do ICTB. Seu objetivo é desenvolver produtos, processos e serviços de base tecnológica visando a substituição e redução dos animais utilizados em pesquisas científicas e também o refinamento dos procedimentos que ainda não podem abrir mão do uso destes seres, sempre focando no seu máximo bem-estar. Parceiros nacionais e internacionais contribuem também no desenvolvimento de projetos. O time é formado pelos colaboradores Klena Sarges, Igor Machado e Fábio Daudt.
Mais informações sobre os projetos do laboratório estão disponíveis em www.ictb.fiocruz.br/inovacao.