O Programa

Compartilhar:
X

O Programa de Saúde Única do ICTB/Fiocruz busca um território mais saudável para pessoas e animais por meio do manejo humanitário de animais domésticos (cães e gatos) e capacitações dentro dos campi Fiocruz (Manguinhos e Maré), além de ações sociais. Atualmente, o programa conta com uma equipe formada por veterinários, técnicos em manejo animal, bióloga, assessora de comunicação e apoio administrativo.

Mesmo havendo a compreensão de que a permanência de animais nos campi não é a situação ideal, a Fiocruz está alicerçada pelo conceito de Saúde Única, que integra saúde animal, ambiental e humana, com a premissa de um ecossistema equilibrado e saudável, reforçando a definição de bem-estar único.

No Rio de Janeiro, já existem empreendimentos privados que realizam o manejo racional e humanitário de populações felinas. Em Fortaleza, um complexo hoteleiro também adotou práticas de manejo de animais abandonados. Nestes locais foram estabelecidos programas que envolviam: captura e esterilização de todos os animais, estabelecimento de áreas de alimentação, confecção de comedouros suspensos e cobertos e contratação ou designação de pessoas para alimentá-los. Com essas dinâmicas, houve a redução da pirâmide reprodutiva de animais, controle de zoonoses, menor número de acidentes e maior equilíbrio ambiental.

Na Fiocruz, esse mesmo resultado tem se reproduzido por meio da política de manejo humanitário, instituída desde 2019, e a formalização do Programa de Saúde Única do ICTB, proporcionando expressiva redução do histórico reprodutivo e do número de abandonos, além de maior controle de saúde dentro dos campi Manguinhos e Maré.