Hemocomponentes

Compartilhar:
X
Autor: Renan César da Silva 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hemocomponentes são frações do sangue obtidas por meio de processos como centrifugação e decantação, separando seus principais constituintes, como plasma, soro, hemácias, leucócitos e plaquetas. O soro, por exemplo, é a porção líquida do sangue sem os elementos celulares e sem fatores de coagulação, enquanto o sangue total pode ser utilizado com ou sem anticoagulantes, dependendo da aplicação. 

Na pesquisa científica, hemocomponentes são amplamente utilizados em diversas áreas, como cultura de células, testes imunológicos, produção de meios de cultivo e padronização de reagentes. O soro animal, em especial, fornece nutrientes, hormônios e fatores de crescimento essenciais para a manutenção e proliferação celular in vitro

No ICTB, são fornecidos hemocomponentes de origem animal, como soro e sangue total de cobaias (Cavia porcellus) e coelhos (Oryctolagus cuniculus), obtidos seguindo normas de bem-estar animal e biossegurança. Esses produtos atendem a pesquisadores da Fiocruz, contribuindo para o avanço de estudos biomédicos e tecnológicos na área da saúde pública.