O Serviço de Controle da Qualidade Animal (SCQA) oferece uma variedade de serviços de diagnóstico para biomodelos que seguem as recomendações da Federation for Laboratory Animal Science Associations (Felasa) com base em medidas de prevenção de contaminação, detecção de patógenos e proficiência científica e técnica, que visam identificar agentes que impactem diretamente no bem-estar dos animais e na qualidade das pesquisas científicas. Com uma equipe especializada, o SCQA conta com uma rede de laboratório de apoio e ensaios de proficiência para garantir que todos os testes atendam aos padrões de qualidade e conformidade. O SCQA está empenhado em oferecer as melhores soluções para estudos de pré-clínicos, monitoramento sanitário e genético com uma ampla gama de serviços e orientação personalizada para atender aos requisitos específicos do seu programa.
1.1 - Monitoramento Sanitário
1.1.1 - Imunologia - O principal método de teste de sorologia utilizado pelo SCQA é o ensaio imunoenzimático indireto (ELISA), que permite a adequação de amostra para maior sensibilidade e precisão. Os perfis disponíveis incluem camundongo, rato, cobaia, coelho e primatas não-humanos.
1.1.2 - Bacteriologia – A partir de uma plataforma automatizada com um amplo banco de dados, o SCQA utiliza o sistema de identificação bacteriana, através de testes bioquímicos em amostras clínicas, além de testes de sensibilidade a antibióticos VITEK® 2. Fornece resultados rápidos e precisos e está disponível para todas as espécies animais. O sistema também oferece várias opções de análise da microbiota que auxiliam na manutenção de animais Germ Free.
1.1.3 - Parasitologia - Com vários métodos de triagem para a detecção de parasitas em roedores, coelhos e primatas não-humanos, o SCQA trabalha diretamente com o requisitante para desenvolver um regime de testes que complemente um eficaz programa de monitoramento sanitário parasitológico.
1.1.4 - Anatomopatologia - Oferece protocolo personalizado e rápido resultado, incluindo avaliação diagnóstica de rotina a suporte de patologia.
1.2 - Monitoramento Genético
Assegura a integridade genética das colônias isogênicas de camundongos mantidos em biotérios, aplicando a tecnologia de genotipagem por SNP (polimorfismo de base única), por meio de um painel de marcadores de SNP garantindo resultados fidedignos e evitando possíveis contaminações genéticas. Além disso, são realizadas análises de manutenção de transgenias e de background genético.
Atua também na orientação científica e consultoria no gerenciamento de colônias e estratégias de reprodução.
1.2.1 - Pré-clínico
Por meio da Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz (RPT 12C), através de modernas tecnologias, são ofertadas análises bioquímicas e hematológicas em biomodelos para ensaios pré-clínicos e outros programas de base científica com intuito de atender os objetivos de diversos grupos de estudo, tanto no âmbito da Fiocruz, como de instituições congêneres.
1.2.2 - Teste rápido molecular – Genexpert
GeneXpert® é um sistema automatizado que integra o processamento de amostras, a amplificação de ácidos nucleicos e a detecção das sequências-alvo em amostras, utilizando ensaios de PCR em tempo real. Esta metodologia foi validade através de ensaio de proficiência com 100% de aprovação para MTB e SARS-CoV-2. Tal rotina é realizada em amostras de primatas não-humanos (detecção do complexo MTB e de resistência à rifampicina) e de camundongos da linhagem B6.Cg-Tg(K18-ACE2)2Prlmn/J, modelos para COVID-19 (SARS-CoV-2).
Contato
O SCQA disponibiliza, quando solicitado, os seguintes canais para reclamações, informações sobre portfólio, coleta e envio de amostras sobre resultados:
📞 Telefones: (21) 3194-8433 / 8435 / 8451
📧 E-mail: scqa.ictb@fiocruz.br (informações sobre portfólio de exames, coleta e envio de amostras e resultados e laudos divulgados.