
A cobaia (Cavia porcellus), popularmente conhecida como porquinho-da-índia ou preá, é um roedor da família Cavidae, originário da América do Sul. No ICTB, é criada a variedade inglesa (Dunkin-Hartley), amplamente utilizada em pesquisas nas áreas de imunologia, alergias, doenças respiratórias, nutrição, audição e testes de qualidade.
No Instituto, esses animais são reproduzidos em status convencional pelo método de acasalamento poley, com o objetivo de preservar a variabilidade genética das colônias. As cobaias apresentam comportamento dócil, o que facilita o manejo zootécnico e os procedimentos realizados pelos pesquisadores, como coletas de sangue, administração de medicamentos e exames fisiológicos. Apesar da docilidade, são animais sensíveis e tendem a se agrupar em um canto da gaiola quando expostos a estímulos externos inesperados.
Para garantir seu bem-estar, são mantidos em alojamentos apropriados, com controle de temperatura, umidade e iluminação. A alimentação é balanceada, composta por ração peletizada, feno, vegetais frescos e água limpa. Também são adotadas práticas de enriquecimento ambiental como túneis, feno e forração de maravalha, estimulando comportamentos naturais e contribuindo para qualidade de vida desses animais para pesquisa.
Consulte a lista de cobaia outbred aqui.