Ensino no ICTB

Compartilhar:
X

O trabalho da equipe da Coordenação de Ensino (CE) é voltado para criação de oportunidades de compartilhamento de conhecimento dentro da Fiocruz e com instituições congêneres no campo da Ciência em Animais de Laboratório (CAL). O objetivo é fortalecer a divulgação dos princípios éticos e de qualidade que guiem os profissionais na criação e manutenção de biomodelos experimentais, essenciais para o avanço da ciência e da tecnologia em diversas áreas.

A equipe docente é altamente qualificada, composta de especialistas, mestres e doutores do próprio ICTB e de outros institutos da Fiocruz, bem como de instituições de ensino e pesquisa do país, o que os qualifica a tratar, em suas aulas, do cotidiano das atividades de criação, pesquisa e bem-estar animal.

 
Capacitações em CAL

São oferecidos cursos de extensão, palestras, seminários e workshops para os públicos interno e externo, atualmente desenvolvidos de forma remota e síncrona, via plataforma digital. Em parceria com outras unidades da Fiocruz, capacita-se em CAL os alunos do Ensino Médio da Escola Politécnica Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e os discentes do curso de Biotecnologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Atendendo a Resolução Normativa nº 49 do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), capacita-se profissionais para atuarem na criação de animais de laboratório ou usuários de animais de experimentação, bem como interessados em desenvolver suas atividades na área, através do Curso de Iniciação em Ciência em Animais de Laboratório, no formato EAD e autoinstrucional, em fluxo contínuo.
 

Cursos de pós-graduação

Atualmente, o ICTB conta com 2 cursos lato-sensu (especialização), ambos registrados na plataforma e-MEC do Ministério da Educação (MEC):

  •     Curso de Especialização em Métodos Alternativos ao Uso de Animais de Laboratório 

    Criado em 2018, por uma parceria da Fiocruz e o Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos (BraCVAM), é uma especialização pioneira que tem o objetivo de formar  profissionais capacitados a desenvolver, divulgar e aplicar novos procedimentos em pesquisa e ensino que substituam ou reduzam o uso de animais na ciência.

  •     Curso de Especialização em Biotecnologias do Desenvolvimento Animal

    O curso foi ofertado    pela primeira vez em 2023 e visa formar profissionais com capacitação no desenvolvimento de atividades na pesquisa, educação e inovação para implementação das biotecnologias no contexto da saúde humana e animal.

 

Mestrado na modalidade profissional


O Mestrado Profissional em Ciência em Animais de Laboratório (MPCAL) teve início em 2016 e foi desenvolvido com o propósito de promover o conhecimento sistemático em CAL, fomentando uma visão multidisciplinar e calcada no princípio dos 3Rs (sigla em inglês para redução, refinamento e substituição de animais de laboratório). É o primeiro e único mestrado profissional do Brasil na área, alinhado às linhas de pesquisa em Pós-graduação da Fiocruz e ao compromisso institucional de difusão de conhecimento científico e tecnológico. Em 2022, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC, recomendou o curso com conceito 4.
 

Serviços

Acesse o formulário de serviço.