A Coordenação de Ensino (CE) do ICTB tem como propósito promover ações educacionais em Ciência em Animais de Laboratório (CAL), como cursos e projetos que oferecem embasamento teórico e prático acerca do desenvolvimento científico e tecnológico na área.
A CE também se dedica à organização e realização de atividades de capacitação para o desenvolvimento e o aprimoramento contínuo dos colaboradores da unidade, visando a melhoria do desempenho individual e institucional. Assim, anualmente são organizadas atividades internas, como cursos de curta duração, além de eventos de capacitação também abertos ao público externo interessado em CAL, tais como palestras, seminários e workshops, sendo que, atualmente, os cursos de extensão são ofertados de forma remota e síncrona, via plataforma digital.
Com o objetivo de atender a Resolução Normativa nº 49 do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e capacitar profissionais que atuam em instalações de criação de animais de laboratório ou usuários de animais de experimentação, bem como interessados em desenvolver suas atividades na área, a CE desenvolveu o curso de Iniciação em Ciência em Animais de Laboratório. O intuito da capacitação, disponibilizada na plataforma virtual da Fiocruz, é proporcionar conhecimentos básicos em CAL, no formato EAD e autoinstrucional, em fluxo contínuo.
A capacitação é um processo permanente, deliberado e contínuo de aprendizagem, que utiliza ações de aperfeiçoamento e qualificação, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências profissionais e institucionais. Nesse sentido, é importante incentivar a educação formal de nossos colaboradores, apontando caminhos para que possam prosseguir em seu processo educacional, trilhando a pós-graduação lato ou stricto sensu, como também as atividades de extensão.
A CE também trabalha em parceria com outros institutos da Fiocruz, capacitando em CAL os alunos do ensino médio da Escola Politécnica Joaquim Venâncio, bem como os discentes do Curso de Biotecnologia do Instituto Oswaldo Cruz.
A equipe de trabalho docente é altamente qualificada, composta de especialistas, mestres e doutores que trabalham no próprio ICTB, o que os qualifica a tratar, em suas aulas, do cotidiano das atividades de criação, pesquisa e bem-estar animal. Deste modo, fazem uma total interseção entre teoria e prática, colaborando na formação de centenas de profissionais que já atuam ou vão atuar em biotérios.
Recentemente, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), recomendou, com conceito 4, o curso de Mestrado Profissional em Ciência em Animais de Laboratório (MPCAL) do ICTB. O MPCAL é um curso singular, iniciado em março de 2016, com o propósito de promover o conhecimento sistemático em CAL, fomentando uma visão multidisciplinar e calcada no princípio dos 3Rs, (sigla em inglês para redução, refinamento e substituição de animais de laboratório). O curso está alinhado às linhas de pesquisa em Pós-graduação da Fiocruz e ao compromisso institucional de difusão de conhecimento científico e tecnológico. Mais informações estão disponíveis no site http://www.mpcal.ictb.fiocruz.br/.