O curso de extensão Desenvolvimento em Bioterismo, oferecido pelo Centro de Criação de Animais de Laboratório (ICTB/Fiocruz), teve início no dia 1/10. Com a participação de alunos de todo Brasil e do exterior, as aulas visam à atualização e ao treinamento na ciência em animais de laboratório.
A carência de ofertas em especializações na área fez com que Leandro, zootecnista, viajasse de Manaus até o Rio de Janeiro para assistir ao curso. Ele conta que vai transmitir tudo o que aprender aos técnicos que coordena em seu estado. “Já participei de muitos cursos sobre animais de laboratório e este está sendo bem abrangente. Vai ajudar na instalação concreta do bioterismo no norte do Brasil”.
A grande procura fez com que os alunos tivessem um perfil diversificado. A coordenadora de ensino do ICTBacompanha de perto o trabalho desenvolvido pelos professores, zelando pela qualidade acadêmica e pela integração dos alunos.
A primeira aula foi ministrada pela doutora em patologia de animais de laboratório Célia, que explicou o que se espera de um bom profissional da área e a ética no contato com os animais. “O respeito é a base para o trabalho de qualquer especialista e, sabendo da carência que ainda existe de formação, iniciativas desse tipo são sempre muito importantes.”