
Na natureza, macacos pulam, brincam e fazem todo o tipo de peripécias. No Centro de Criação de Animais de Laboratório (ICTB/Fiocruz), não pode ser diferente! O Serviço de Criação de Primatas Não Humanos (SCPrim/Cecal) desenvolve um projeto de enriquecimento ambiental desses animais, oferecendo brinquedos preparados pela equipe e que servem de desafios para os primatas, aproximando-os das atividades deles na natureza.
A mudança de rotina destes animais proporciona animais mais saudáveis e relaxados, que se desenvolvem melhor na pesquisa, atividade fim da criação animal. Uma das coordenadoras do projeto, Mônica, se alegra descrevendo a movimentação: “É uma diversão para os macacos e para a gente também, que se diverte assistindo a brincadeira deles! Toda a equipe do SCPrim participa deste projeto”.
A atividade envolve a adaptação de diversos materiais, como pneus, que servem de balanço; tubos de PVC, que são transformados em escadas; troncos de árvores, piscinas e garrafas pet. Existem ainda o enriquecimento nutricional e o musical. “A dedicação da equipe já gerou um registro de patente de um brinquedo para o ICTB, que são os elos giratórios, uma invenção de Miguel” – afirma o chefe do Serviço de Primatologia, Fábio.
O Serviço de Criação de Primatas Não Humanos do ICTBpossui primatas do Velho Mundo de duas espécies, macacos rhesus (Macaca mulatta) e macacos cynomolgus (Macaca fascicularis), e também primatas do Novo Mundo de duas espécies de macacos de cheiro, Saimiri sciureus e Saimiri ustus.