ICTB marca presença no ExpoBioterios Hybrid 2024

Compartilhar:
X
Márcia Oliveira, chefe do SCQA/ICTB, posa em frente ao painel de divulgação do ExpoBioterios Hybrid 2024

 

De 10 a 12/7, a chefe do Serviço de Controle da Qualidade Animal (SCQA/ICTB), Márcia Oliveira, participou do ExpoBioterios Hybrid 2024, o maior congresso científico e comercial da área de biotérios da América Latina. Nesta edição, sediada na Universidade da Costa Rica (UCR), o evento reuniu centenas de técnicos, pesquisadores, veterinários, conselheiros de bem-estar animal e coordenadores de biotérios de diversos países para apresentação de projetos e compartilhamento dos avanços recentes no campo.

Profissionais de biotérios de diversos países posam em frente ao painel do ExpoBioterios Hybrid 2024
Evento reuniu centenas de profissionais de biotérios de diversos países para apresentação de projetos e compartilhamento dos avanços recentes no campo. Foto: acervo pessoal

 

No terceiro dia da ExpoBioterios, a pesquisadora apresentou o resultado do trabalho fruto de uma parceria entre as equipes do SCQA e do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas da Universidade Federal Fluminense (PPGMPA/UFF). Intitulado "Infecção pelo Astrovírus Murino (MuAstV) em instalações de camundongos no Brasil: primeiro relato sul-americano", o artigo recebeu o aceite para ser publicado na Laboratory Animals Journal, importante periódico internacional focado em ciência e bem-estar de animais de laboratório. A previsão é que a publicação ocorra na próxima edição da revista.  

Durante o estudo apresentado no congresso, os autores tinham o objetivo de investigar a circulação do MuAstV em instalações de animais no Brasil a partir de amostras fecais de colônias de camundongos brasileiros. Apesar de se tratar de uma infecção amplamente disseminada e com alto potencial de interferência em resultados experimentais, a doença não está incluída no monitoramento rotineiro dos animais de laboratório. Os exames realizados por ensaios de PCR em tempo real (RT-qPCR) identificaram os primeiros casos da doença na América do Sul e as amostras positivas foram submetidas a sequenciamento e análise filogenética. Com o trabalho, os pesquisadores evidenciaram a necessidade de incluir o Astrovirus murino no programa de monitoramento sanitário.

Márcia Oliveira apresenta trabalho durante o ExpoBioterios Hybrid 2024. Foto: acervo pessoal

O congresso foi uma oportunidade de ampliar e consolidar os relacionamentos do instituto com a comunidade científica internacional e contribuir para o fortalecimento acadêmico em prol do bem-estar animal, um dos compromissos do ICTB.