O Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz), por meio da sua Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), participou do XIV Encontro Nacional de Comissões Internas de Biossegurança (ENCIBio), realizado em Natal (RN), nos dias 1º e 2 de setembro. Representaram o Instituto no evento Ivan Neves Junior e Flávia Marques Leitão, presidente e vice-presidente da CIBio/ICTB, respectivamente.
O encontro reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater avanços científicos, implicações éticas e cenários regulatórios relacionados às novas tecnologias de edição gênica. Entre os temas abordados, destacaram-se as aplicações e implicações da edição do genoma; a edição genética em animais agrícolas e seu cenário regulatório internacional; os avanços da edição gênica no Brasil e a Resolução Normativa nº 16 (RN16), que define critérios para avaliação de organismos editados geneticamente no país.
Um dos pontos centrais das discussões foi a mudança de entendimento quanto à classificação da edição gênica no contexto dos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs).
O sistema CRISPR-Cas9 também teve destaque. Essa técnica de edição gênica é inspirada no mecanismo de defesa das bactérias contra vírus. Nele, a proteína Cas9 atua como uma “tesoura molecular”, capaz de cortar o DNA em pontos específicos, orientada por um RNA guia. Com a presença do PAM (Motivo Adjacente ao Protoespaçador), é possível realizar cortes precisos, permitindo a inserção de novas sequências de DNA — processo fundamental para pesquisas científicas inova
A participação do ICTB no ENCIBio reforça o compromisso do instituto com a atualização científica e regulatória em temas estratégicos para a pesquisa em biomodelos e para o fortalecimento da ciência nacional.