O Centro de Criação de Animais de Laboratório (ICTB/Fiocruz) inicia o mês de outubro com dois novos chefes de Serviços Finalísticos: Lilian, do Serviço de Controle de Qualidade Animal (SCQA/Cecal), e Cristiano, do Serviço de Biotecnologia e Desenvolvimento Animal (SBDA/Cecal).
A eleição visa preencher as vagas deixadas respectivamente por Simone Ramos e Alessandra Ramos, eleitas no pleito de 2012, mas que desocuparam os cargos ao serem designadas vice-diretoras da unidade na atual gestão.
A disputa, no SCQA, envolveu três candidatos e Lilian venceu com 33% dos votos. Mestre em Biologia Parasitária pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com passagem por outros Serviços Finalísticos do ICTB, ela acredita que conhecer os procedimentos e demandas das outras unidades pode contribuir de maneira positiva para o novo desafio.
Durante o mandato, Lilian pretende ter um comando voltado para demandas organizacionais e afirma que “o laboratório conta com boa estrutura e pessoas capacitadas. A expectativa é que cresça cada vez mais para atendimentos externos”.
Já o Serviço de Biotecnologia e Desenvolvimento Animal vai ser gerido nos próximos três anos por Cristiano, candidato único para o SBDA, eleito com 97% dos votos. Com Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, ele espera dar continuidade ao serviço implantado pela gestão anterior e “interagir com os colaboradores, de forma a aproveitar ao máximo o conhecimento de todos os envolvidos, e tornar o SBDA uma referência no âmbito nacional em serviços de biotecnologia em roedores”.
O processo eleitoral foi analisado e aprovado pelo Conselho Deliberativo da unidade (CD/Cecal).