
No último sábado, 22/6, técnicos da Primatologia do ICTB levaram o prêmio de melhor trabalho na categoria 'Nutrição Animal' durante o 47º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). Intitulado "Relação entre a forma de oferta e o consumo da folhagem em Macaca mulatta (Zimmermann, 1780) de um criatório científico", o resumo analisou como o método de disponibilidade de um alimento influencia no seu consumo. O trabalho foi desenvolvido com 24 indivíduos de Macaca mulatta do criatório científico da Fiocruz. O artigo é de autoria dos colegas Marllus Barros, Hugo Toledo, Leonardo Delgado, William Silveira, Letícia Silva, Mika Aihara e Suzana Fernandes, todos da equipe da Primatologia do instituto.

Técnicos da Primatologia do ICTB apresentam trabalhos durante 47º Congresso da AZAB. Foto: Acervo pessoal
Outros dois projetos da unidade também foram aceitos e apresentados durante o evento. Ainda na categoria 'Nutrição Animal', os representantes do ICTB participaram da mostra de trabalhos com o resumo "A influência do fracionamento da dieta no manejo alimentar de dois grupos sociais de Macaca mulatta (Zimmermann, 1780)". Já na categoria 'Medicina Veterinária', o relato de caso apresentado foi "Pré-natal, cirurgia de cesariana e manejo de neonato prematuro na espécie Macaca mulatta (Zimmermann, 1780)".
O 47º Congresso da AZAB aconteceu de 18 a 22/6, em Curitiba, e trouxe o tema “Zoológicos e Aquários como espaços de conexão com a natureza”. Ao longo dos cinco dias, os participantes contaram com uma programação de palestras, mesas-redondas e minicursos com temas relacionados à Biologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Educação e Botânica. O evento foi uma oportunidade de troca de conhecimento com especialistas de todo o Brasil, contribuindo para o contínuo aprimoramento do trabalho realizado no instituto.