
Ontem, quarta-feira, 9/2, o Serviço de Controle da Qualidade Animal do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (SCQA/ICTB) recebeu a visita das jovens Yasmin Pacheco (16) e Luana Barbosa (16), ambas estudantes da Faetec, unidade de Marechal Hermes. Durante o tour, as alunas foram guiadas pelas profissionais do SCQA, que apresentaram sua rotina de trabalho às adolescentes. Ao longo da manhã, as estudantes acompanharam de perto as atividades realizadas nos setores de anatomopatologia, bacteriologia, parasitologia, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e genética.
A tecnologista Simone Ramos, chefe do SCQA, comenta sobre a importância da iniciativa e comemora a oportunidade de inspirar futuras pesquisadoras. "Estimular a presença de mulheres na Ciência é fundamental para promover a diversidade e a inclusão em locais que historicamente foram dominados por homens. O SCQA, tendo uma equipe majoritariamente composta por mulheres, ter sido parte desse movimento é extremamente gratificante. A equipe se dedicou , se comprometeu mostrando como é feito o nosso trabalho, servindo de inspiração e apoio para estas jovens. Cada história de sucesso e cada passo em direção ao empoderamento feminino na ciência nos motiva a continuar essa jornada. É uma troca enriquecedora, na qual aprendemos tanto quanto ensinamos, criando um futuro mais igualitário e inovador", celebra.
A visita ao SCQA integrou as atividades da Imersão no Verão 2025, evento promovido pelo Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência, da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), que selecionou 200 meninas para vivenciarem experiências de pesquisa científica e tecnológica em saúde durante cinco dias na Fiocruz. A ação buscou despertar entre as estudantes o interesse nas áreas de ciência, tecnologia e inovação em saúde pública, destacando a trajetória de mulheres cientistas da Fundação.
Sobre o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
Comemorado em todo o mundo em 11 de fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência já entrou no calendário da Fiocruz, mobilizando trabalhadoras de várias unidades técnico-científicas regionais da Fundação em todo o país. Desde a sua primeira edição, em 2019, o evento deu a 900 alunas a oportunidade de imergir no universo da pesquisa científica, permitindo que elas conhecessem diretamente o dia a dia das profissionais da área, compreendendo o esforço e a dedicação envolvidos no desenvolvimento científico e na busca por novas descobertas.