Maior inovação, menores riscos institucionais: Gestão do ICTB desenvolve estratégia de aquisição para gêneros alimentícios por contrato de fornecimento contínuo

Compartilhar:
X

 

O Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz) deu um passo à frente na gestão de compras ao adotar uma estratégia inovadora nas aquisições de gêneros alimentícios que atendem à nutrição e bem-estar dos biomodelos utilizados nas pesquisas da Fundação. A novidade, que visa garantir maior eficiência e preço justo, ocorreu na unidade entre os dias 8 e 9/10 por meio do pregão eletrônico nº 90011/2024-ICTB, com base no artigo 6º, inciso XV da nova Lei de Licitações.

A principal inovação da estratégia é a transição do Sistema de Registro de Preços (SRP) para contratos de fornecimento contínuo, atrelados à tabela oficial da Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa/RJ), com maior percentual de desconto em produtos como frutas, legumes e hortaliças. A mudança busca minimizar problemas externos que afetam o abastecimento, como condições climáticas e oscilações de safra e econômica, além de permitir a prorrogação dos contratos por até 10 anos, desde que vantajoso para a administração.

De acordo com o coordenador de Gestão e Desenvolvimento Institucional (CGDI), Lindenberg Lins dos Santos, e do requisitante Markus Juno, do Serviço de Criação de Primatas Não Humanos (SCPrim), o trabalho colaborativo da Rede Interna de Governança de Compras da unidade foi fundamental para o aproveitamento das oportunidades de melhorias. “O ICTB superou barreiras históricas na obtenção de hortifrutigranjeiros essenciais à manutenção dos serviços de criação internos, como o SCPrim e o Serviço de Criação de Roedores e Lagomorfos (SCRL), beneficiando ainda entidades parceiras como o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)”, defendeu Santos e Juno.

Entre outros setores envolvidos, o processo licitatório bem-sucedido é fruto da colaboração de profissionais das equipes da CGDI, Núcleo de Gestão Estratégica de Materiais (NGem), Serviço de Compras (Secom), Serviço de Gestão de Materiais (Segem), Serviço de Contratos (Secont), SCPrim e SCRL.