
Fortalecendo a atuação transversal dos profissionais da Fiocruz, considerando a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental, e promovendo a integração com outros profissionais da própria instituição e de organizações parceiras, a Fundação instituiu o Programa de Pesquisa Translacional em Saúde Única (Fio-Saúde Única). Composto por 29 integrantes, de diferentes setores e unidades da Fiocruz, o programa está sob a coordenação geral de Carla Campos, diretora adjunta do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz). Representando o instituto como ponto focal, também compõe a equipe o coordenador do Programa de Saúde Única (ProÚnica/ICTB), Paulo Abílio Varella Lisboa.
A implementação do Fio-Saúde Única, programa vinculado à Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), representa mais um passo no movimento da Fiocruz para incentivo a futuros projetos institucionais sob a perspectiva da Saúde Única. Entre as atribuições de seus membros estão a prospecção de fomentos para execução de iniciativas da área; implementação de ações baseadas nos preceitos da Saúde Única e a promoção de parcerias intra e inter-institucionais relevantes para o fortalecimento dessa abordagem.
Para Carla Campos, essa nova etapa é um importante avanço para a integração entre as áreas voltadas às saúdes humana, animal e ambiental, em uma atuação transversal e integradora, em benefício de todos. “Ter a abordagem de Saúde Única como balizadora das futuras propostas de ação da Fundação garantirá ações transdisciplinares e colaborativas, na avaliação de situações de risco para a saúde pública e para tomadas de decisão. Dessa forma, será possível atuar precocemente, aumentando as chances de sucesso na prevenção de possíveis pandemias e surtos de doenças zoonóticas ou de outras origens, com crescente relevância, face às mudanças climáticas em curso”, explica a coordenadora.
Conforme Portaria nº 153, de 2 de março de 2023, da Presidência da Fiocruz, integram a equipe do Programa de Pesquisa Translacional em Saúde Única:
-
Coordenação geral: Carla de Freitas Campos (ICTB);
-
Coordenação adjunta: Elba Regina Sampaio de Lemos (IOC), Marcia Chame (PIBSS/Presidência) e Ricardo Moratelli (FMA/VPAAPS);
-
Gestão executiva: Ana Paula Cavalcanti (VPPCB), Flavia Rianelli (VPPCB) e Daiana Brum (VPPCB);
-
Pontos focais: Carlos Henrique Assunção Paiva (COC);
Sandra de Souza Hacon (Ensp);
Maurício Monken (EPSJV);
Núbia Boechat Andrade (Farmanguinhos);
Letusa Albrecht (ICC);
Renata Gracie (Icict);
Paulo Abílio Varella Lisboa (ICTB);
Dimitri Marques Abramov (IFF);
Maysa Beatriz Mandetta Clementino (INCQS);
Mayumi Duarte Wakimoto (INI);
Paulo Sérgio D'Andrea, Maria de Lourdes Aguiar Oliveira e Tereza C. Favre (IOC);
Alessandra Ferreira Dales Nava (Fiocruz Amazonas);
Ricardo Riccio (Fiocruz Bahia);
José Luis Passos Cordeiro e Giovanny Augusto C. A. Mazzaro (Fiocruz Ceará);
Eduardo de Castro Ferreira (Fiocruz Mato Grosso do Sul);
Lileia Gonçalves Diotaiut (Fiocruz Minas Gerais);
Tatiany Patrícia Romão Pompilio de Melo (Fiocruz Pernambuco);
Pollyana Bacelar e Jéssica Santos (Fiocruz Piauí);
Gustavo Buss (Fiocruz Rio Grande do Sul);
Renata Vasconcelos Mello (Fiocruz São Paulo);
Gabriela de V. C. Lobato e Patrícia Canto (VPAAPS);
Cristina Araripe (VPEIC).